...Baby One More Time

by terça-feira, abril 10, 2012 0 comentários

Com a decadência total do rock grunge — a música que estava prevista como o estilo da década de 90 — e com o recém domínio das inocentes girlgroups e boybands, uma menina com uma pitada de malícia era o que faltava. Sua música era totalmente diferente do que estes grupos tocavam, e Britney Spears foi a primeira cantora teen a surgir no mercado fonográfico.
Gravar o meu primeiro álbum é maravilhoso e muito divertido. As pessoas não fazem idéia de como o trabalho realmente funciona nisso. Eu me juntei ao querido produtor Eric Foster White e nós fizemos cerca de 10 canções juntos, até que viajei para a Suécia, onde gravei com Max Martin.
O álbum ...baby one more time foi lançado no momento certo. Logo em sua semana de estréia, um recorde: Britney era a artista mais jovem da história da música e a primeira artista solo na SoundScan a possuir um single e um álbum, ambos no primeiro lugar.
Uma garota de 16 anos de Louisiana inocentemente flerta com os hormônios recém surgindo, sendo uma frustrada estudante do colegial em ‘BOMT’” — Blender
A novidade não era apenas sua imagem de Lolita, mas também no som, apesar do ritmo ter ressurgido dos anos 80 do New Kids On the Block. Suas músicas possuem a mesma fórmula que todo pop chiclete era criado, porém algumas conseguiram se destacar com ritmos diferentes. Nada inovador, porém, diferente do que tocava nas rádios. A genial batida e letra de ...baby one more time e (You Drive Me) Crazy trouxeram grandes louvores à Britney.

“BOMT” é um bom álbum pop, que varia do pop-rock, baladas e até reggae, mas sempre com uma base de pop chiclete. Britney se juntou aos grandes produtores: Eric Foster White, que já havia trabalhado para Whitney Houston, e Max Martin, que produziu e compôs hits para as boybands *NSYNC e Backstreet Boys, sendo um deles o hino Everybody .

Embora o primeiro lugar estivesse ocupado por ele e Britney fosse a pessoa mais quente do momento, a crítica caiu em cima da simplicidade de “BOMT”.
“As baladas evocam o pior de Debbie Gibson, mesmo que Spears imite o jeito de sua heroína, Mariah Carey” — Rolling Stone
Ela tem uma excelente voz”, declarou Max Martin, o mago do pop. “Tem um bom senso em conseguir pegar a melodia, cantar e levar para outro nível, pois eu sou um compositor, e é o que procuro. Você cria uma música que soa bem, e se o artista consegue levar para outro nível, a situação está perfeita. Meu estilo de trabalhar é sempre ter músicas boas. Sempre é bom ter boas músicas, porque sem isso, não se pode fazer nada”, declarou.

Max é tão bom quanto talentoso, e eu estou muito agradecida de poder trabalhar com ele. Fui muito influenciada por Mariah Carey e por suas melodias. Ela é uma ótima compositora. E Whitney Houston, claro. Adoro blues, música soul, que é bem o estilo da região sul de New Orleans, que é da onde eu vim.

O tipo de música que estou cantando é pop, tem atitude, possui algumas batidas. Então o meu álbum é focado em músicas divertidas, alegres, cantantes...

O master hit, ...baby one more time, possui uma batida grudenta. Tem uma identidade própria, sendo possível seu reconhecimento sem precisar escutar mais de cinco segundos. “É uma música com batidas, com atitude. Qualquer um pode cantá-la. É divertido cantá-la”. Nesta música, Max Martin mostrou toda sua criatividade, tendo escrito “BOMT” sozinho, e co-produzido com o seu parceiro da época, Rami. As faixas foram criadas por uma grande “equipe”. Muitos que co-escreviam uma faixa, produziam outra, e vice-versa, criando assim um “exército do pop”.

(You Drive Me) Crazy é sua primeira música a possuir uma forte e grande presença de uma guitarra no instrumental. Apesar de contagiante, o “The Stop Remix!” conseguiu deixar a música ainda mais grudenta para os seus ouvintes, sendo perfeita para o mercado, e assim, garantindo outro sucesso. Foi co-escrita e co-produzida por Max Martin. Também foi co-escrita e co-produzida por Per Magnusson e David Kreuger, que também produziram completamente a próxima faixa do CD: Sometimes, uma típica balada de verão animada, e que pode tocar qualquer um que já se apaixonou. “É uma música boa. É bem cantante, bem fácil”, disse Britney. Escrita por Jorgen Elofsson, que também co-escreveu “Crazy”.

Born to Make You Happy tem uma temática do carro-chefe do álbum, com arrependimentos e solidão, por parte de Britney, tentando entender o que deu errado no relacionamento. É uma faixa fora do CD, se considerarmos a idéia inicial: produção (Kristian Lundin) e a composição (Kristian Lundin, Andreas Carlsson), que ficou somente por aqui, apesar de Andreas Carlsson ter co-escrito, com Max Martin, a faixa I Will Be There, uma balada regada de inocência.

Eric Foster White e Mikey Bassie co-escreveram Thinkin’ About You, que fala sobre como o amor pelo garoto a afetou, e Soda Pop, onde possui um vocal mais trabalhado. O estilo também sai do pop adolescente e possui uma pitada de reggae, incomum no pop-adolescente. A cantora descreve: “É uma música muito divertida. Quando você ouve, sente vontade de sair e festejar. É uma música divertida de verão. Você está no seu carro escutando, é bem divertido”.

From the Bottom of My Broken Heart (produzida por Eric Foster White), é uma balada triste, feita para os corações partidos. “Está contando sobre um casal que já namoraram, e que ela sempre se lembrará dele, não importa o que aconteça. Ele era o seu primeiro amor, e ela se lembrará dele para sempre. É uma música muito tocante, doce e romântica, e eu adoro músicas desse tipo. Ela também tem uma ótima melodia”, comentou Britney.

I Will Still Love You foi o primeiro dueto que Britney participou em sua carreira. A parceria foi com Don Philip, um pequeno cantor da mesma gravadora. A música fala que apesar da distância, um nunca esquecerá o outro. Foi produzida e escrita por Eric Foster White, que fez o mesmo em E-Mail My Heart, uma música que brinca com os sentidos em seu nome. Britney pede para que o garoto que ela magoou lhe mande uma mensagem (pode-se interpretar pelo computador ou somente uma resposta, não importa o meio). “É uma música que qualquer um pode se relacionar. Atualmente todo mundo está mandando e-mails, e é ‘mande uma mensagem para o meu coração’. Qualquer um se relacionará.

The Beat Goes On é o primeiro cover que Britney gravou. Esta música pertence à grande cantora Cher com a parceria de Sonny, que foi um bom single em 1967.

Meu estilo de música é pop. Eu amo pop. É divertido. Eu amo batidas fortes. Ah, claro que eu amo baladas, mas eu gosto de coisas que eu possa me apresentar bem, chegar ao palco, dançar e me divertir, e deixar o público envolvido... Eu sempre sonhei e desejei que tudo isso se tornasse realidade, mas eu não esperava que acontecesse tão rápido!


Tracklist

1 - ...Baby One More Time 
2- (You drive me) Crazy
3 - Sometimes
4 - Soda Pop
5 - Born To Make You Happy
6 - From The Bootm Of My Broken Heart
7 - I Will Be There
8 - I Will Still Love You (Duet With Don Phillip)
9 - Deep In MY Heart 
10 - Thinkin About You
11 - E-mail My Heart
12 - The Beat Goes On
13 - I'll Never Stop Loving You
14 - Autumn GoodbBye  
15 - ...Baby One More Time [Davidson Ospina Mix]
16 - ...Baby One More Time [Boy Wunder Mix]

Encarte
O encarte deste CD não é tipo um “livrinho” como de costume. Ao abri-lo, há as letras do singles ...baby one more time, Sometimes, Born To Make You Happy e From the Bottom of My Broken Heart. Abrindo-o mais ainda você terá dois lados. Em um há o tracklist do álbum e os agradecimentos. Do outro há um pôster com fotos do ensaio fotográfico do álbum.

Desempenho



Logo na primeira semana, o álbum ...baby one more time vendeu 125 mil cópias nos Estados Unidos, superando todas as expectativas. Foi o álbum que mais vendeu em 1999 — já com esse título logo no começo do ano. Permaneceu na Billboard 200 durante dois anos, até ser movido para o Catálogo Pop. De acordo com RIAA, é o 27º álbum que mais vendeu na história da música norte-americana, sendo o quarto álbum mais vendido de uma artista feminina. Ao todo, “BOMT” vendeu 14 milhões de cópias nos Estados Unidos recebendo um disco de diamante e quatro discos de platina.

No Reino Unido, ...baby one more time estreou em segundo lugar e após um ano recebeu três discos de platina, vendendo mais de 1,3 milhão de cópias. Na França o CD estreou em 24º lugar, e depois de 38 semanas atingiu a posição de número quatro, vendendo mais de 600 mil cópias e certificando-se duas vezes platina. Na Alemanha o álbum de estréia de Britney atingiu o primeiro lugar nas vendas e recebeu três vezes o disco de ouro, com mais de 850 mil cópias. Ao todo o álbum vendeu mais de 4,9 milhões de cópias na Europa.

No Brasil o álbum vendeu mais de 300 mil cópias, recebendo disco de ouro. Já no Canadá as vendas chegaram a um milhão de cópias e garantiu mais um disco de diamante para Britney. Nas Filipinas, “BOMT” chegou a marca de 900 mil cópias e recebeu nove discos de platina.

O desempenho do ...baby one more time é assustador. Até hoje é considerado o CD de estréia mais vendido no mundo, com o total de 21 milhões de cópias.

O álbum recebeu diferentes críticas da mídia. O site All Music deu ao ...baby one more quatro de cinco estrelas. O Entertainment Weekly deu uma crítica positiva, com uma nota de B+, afirmando que este é o melhor álbum teen de todos os tempos. Já a Rolling Stone deu duas estrelas de cinco, classificando-o como uma grande diversão para os adolescentes.


Revistas

Britney começou a estampar inocentemente as capas das revistas em 1999, mas com fotos promocionais do álbum. Apesar do seu estrondoso sucesso, não haveria tantas capas com a cantora se não fosse a edição de abril da Rolling Stone.

O sucesso de Britney foi aumentando de forma assustadora e era cada vez mais evidente que a cantora mudaria o Mundo Pop para sempre, mas quando colocou seu jeito de menina inocente de lado e posou para a mais importante revista de música, Britney chocou o mundo com roupas muito provocantes.

A Associação Americana da Família considerou as fotos como uma “mistura perturbadora de inocência infantil e sexualidade adulta” e exigiu que a revista fosse retirada das bancas, o que causou uma enorme polêmica na época. Porém, a polêmica só fortificava mais a sensualidade lolita do videoclipe ...baby one more time, e as vendas do álbum, apesar da tentativa (fracassada) de um boicote à Britney.


Divulgação 


A divulgação do álbum ...baby one more time foi massiva e extensa, durando aproximadamente dois anos. Foram diversas performances nos principais programas de TV dos Estados Unidos: Regis & Kathie Lee Show, The View, The Tonight Show with Jay Leno, TRL, Rosie O’Donnell, Good Morning America... Onde se apresentava acompanhada por diversos dançarinos e sua banda, quase sempre ao vivo. Além dos Estados Unidos, Britney divulgou seu álbum em diversos países da Europa e Ásia.
World Music Awardsde 1999 que Britney se apresentou pela primeira vez em uma premiação de música, cantando seu sucesso ...baby one more time e o cover de The Beat Goes On. No VMA do mesmo ano se juntou ao grupo *NSYNC para uma performance do medley de ...baby one more time e Tearing Up My Heart. Pouco tempo depois, Britney foi a principal atração do Europe Music Awards, se apresentando com ...baby one more time e (You Drive Me) Crazy e vencendo em quase todas as categorias que concorria: Melhor Artista Feminina, Artista Mais Envolvente do Ano, Melhor Artista Pop e Melhor Single Pop com ...baby one more time. Diferente de 1999, quando machucou seu joelho e não pôde participar do Grammy, em 2000 Britney fez um medley de ...baby one more time e From The Bottom Of My Broken Heart. Na mesma noite, ela perdeu a categoria Artista Revelação para a cantora Christina Aguilera.


Estados Unidos: Wango Tango, KIIS FM Concert, Arthur Ashe Kid's Day, Z100 Zootopia Charity Concert, WKTU-FM Miracle, Big Help Holiday Jam Concert...  E fez alguns especiais televisionados para a Disney, com aparições, entrevistas, e algumas performances. Em outubro de 1999, ela ganhou seu primeiro especial na TV pelo Disney Channel, com pocket show e entrevista — que futuramente foi lançado em trechos em seu primeiro DVD. Britney também promoveu quatro turnês para a divulgação do álbum ...baby one more time: Hair Zone Mall Tour, Opening Act for 'NSync, Baby One More Time Tour e Crazy 2K Tour.


Turnês

Uma das grandes provas de que Britney se tornou um fenômeno instantâneo foi o sucesso que ela fez na sua turnê de 1998, a Hair Zone Mall Tour — turnê que passou por vários shoppings e centros comerciais dos Estados Unidos. Durante os shows, Britney entregava fitas com sua música de estréia e alguns brindes, sempre dando autógrafos. Posteriormente, ela foi convidada para abrir alguns shows da turnê norte-americana do grupo *NSYNC.



Em junho de 1999, Britney iniciou sua primeira grande turnê (Baby One More Time), que passou pelos Estados Unidos inteiro, Canadá e Ásia entre 28 de junho até 27 de setembro. Apesar de a crítica ter pegado pesado com a cantora pelo fato de fazer playback, os fãs não pareciam se importar, e o sucesso continuou até o fim, com uma média de 100% de lotação em praticamente todos os shows.


Com os singles lançados, estava na hora de produzir mais uma turnê. Assim começou a Crazy 2k Tour, com pouquíssimas diferenças da turnê passada. Foi fundamental naquele momento para fazer com que o nome de Britney permanecesse em evidência e que permitiu que o crescente número de fãs pudesse ver sua artista preferida cantando e dançando, no estilo que mais adoravam.


Time Out With Britney


O primeiro DVD da carreira de Britney, Time Out With Britney, foi lançado no dia 21 de dezembro de 1999 e teve uma boa aceitação pelo público. Diferente dos lançamentos da época, que traziam sempre videoclipes e um simples menu, o DVD explorou literalmente um “passeio com a cantora”, como o seu próprio título propõe.



Com 53 minutos de duração, os fãs são convidados a assistir sua jornada musical, desde sua infância até o recente sucesso. Fotos de família, bastidores de seus clipes ...baby one more time, Sometimes e (You Drive Me) Crazy (The Stop Remix), trechos de um show no Disney Channel, um pequeno jogo, biografia e até cenas da gravação de seu primeiro álbum tornam o conteúdo ainda mais interessante.


Curiosidades 


- O álbum possui uma faixa interativa. Nele há algumas fotos do ensaio fotográfico do encarte e uma galeria de fotos da infância de Britney com alguns recortes do jornal de Kentwood. Também é possível assistir ao clipe de ...baby one more time e uma pequena entrevista com Britney nos bastidores.

- Na versão em VHS do Time Out With Britney, os fãs receberam como bônus uma fita cassete da Jive Records com canções de vários artistas, dentre elas a música (You Drive Me) Crazy. Na fita, ainda era possível ouvir duas gravações de Britney para secretária eletrônica, ao som de ...baby one more time e Sometimes.

- O nome do álbum seria “Britney Spears”, mas com o enorme sucesso do single ...baby one more time, a Jive alterou o nome para a faixa título, facilitando seu reconhecimento do álbum nas lojas.

- A foto da capa do álbum internacional lembra a capa do CD Debut (1993) da cantora islandesa Björk.

Fonte:XB

Britney Line

Developer

Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

0 comentários:

Postar um comentário