Oops...I Did It Again

by quinta-feira, abril 12, 2012 1 comentários


Esse álbum tem o estilo muito parecido com o meu primeiro disco — muita música pop que faz você se sentir feliz e com vontade de dançar.

Oops!... I Did It Again, que chegou às lojas em 16 de maio de 2000, não foi apenas o segundo CD de inéditas de Britney Spears — ele teve grande impacto em sua carreira e mostrou para o mundo que ela veio para ficar.

Ao invés de tentar algo totalmente novo, a cantora optou por manter o som que já estava fazendo com o álbum anterior. Os principais produtores e compositores do Baby One More Time, como Max Martin e Eric Foster White, foram convocados novamente pela gravadora e trabalharam em parceria com a cantora.

A pressão era gigantesca. Todos queriam saber como Britney se sairia nas paradas após o sucesso de seu primeiro CD no mundo, principalmente nos Estados Unidos.

É muito difícil superar o ‘Baby One More Time’ e suas mais de 10 milhões de cópias”, disse Britney um mês antes de lançar o CD. “Mas após ouvir as novas canções e gravá-las em estúdio, estou realmente confiante!

A medida cautelosa deu certo e o álbum conquistou uma legião ainda maior de fãs adolescentes, garantindo seu espaço no mercado fonográfico e ainda sendo rotulada como a Princesa do Pop/Namoradinha da América.

Houve uma grande demanda para o segundo álbum. Todos que compravam queriam ser os primeiros a ter. O álbum vendeu 1,3 milhões de cópias na primeira semana, o que representou na época a maior venda na história para uma cantora”, disse o empresário Larry Rudolph.

O álbum começou a ser produzido em 1999 e Spears teve que se desdobrar entre a divulgação de seu nome e as gravações do sucessor do Baby One More Time.


Nós concluímos metade do material do CD na Suécia. Fiquei muito feliz com as canções, mas nós tínhamos um prazo muito apertado para finalizar muitas coisas. Foi uma loucura!”, disse Britney em 1999. “Quando gravei meu primeiro CD, eu tinha acabado de fazer 16 anos. Quer dizer, quando eu olho para a capa do álbum eu penso, ‘Oh, Meu Deus!’. Eu sei que meu segundo lançamento será um pouco diferente. As seis primeiras músicas que gravei são muito mais vibrantes e divertidas. E claro, mais maduras, pois eu também cresci como pessoa.

Além da satisfação dos fãs com as músicas do álbum, a imprensa também se rendeu ao trabalho de Britney: “‘Oops! ... I Did It Again’ prova acima de qualquer dúvida que Britney Spears é única.” — MTV; “Goste ou não, as canções entram no cérebro e nos hipnotizam como a cetamina.” — NME; “À medida que ela evolui, Spears sabiamente se agarra às apropriadas canções que seu eleitorado adolescente pode se relacionar” — Billboard.

Até a criticada regravação da canção de Mick Jagger, (I Can't Get No) Satisfaction, que foi produzida por Rodney ‘Darkchild’ Jerkins, recebeu grandes elogios de revistas especializadas. “Um pop fantástico, com batidas muito melhores do que as de N'Sync ou Backstreet Boys. A demanda de Britney por satisfação é complexa, selvagem e francamente assustadora, transformando-a numa verdadeira criança da tradição rock&roll” — Rolling Stone; “Talvez não haja música mais audaciosa esse ano do que a investida de Britney Spears no clássico dos Rolling Stones. O remake é ao mesmo tempo absurdo e vencedor” — Entertainment Weekly.

Mesmo nas canções mais calmas, Britney demonstra confiança e deixa claro que sua habilidade vocal não se limita às edições em estúdio. Don't Let Me Be The Last To Know, escrita por Shania Twain e seu marido, e When Your Eyes Say It são exemplos de apropriadas baladas onde ela brilha como a intérprete.

Foi também no “Oops!” que Britney participou pela primeira vez da composição de uma faixa. Durante uma sessão com o compositor Jason Blume, a cantora explicou o que queria com a canção Dear Diary, que ainda estava na fase experimental.



Em termos de história, ela entendeu o que funcionaria para os fãs. Eu tinha imaginado um final muito diferente para Dear Diary. Foi uma experiência muito positiva e também emocionante, já que eu produzi a demo na voz de Britney. Eu notei que ela é uma cantora muito melhor do que eu poderia imaginar. E eu realmente contei isso para ela, que riu e disse: ‘Sim, todo mundo acha que eu não posso cantar’”, revelou o compositor sobre a música.

O “Oops!” certamente não é o melhor trabalho de Britney, apesar de ser um bom álbum pop e um verdadeiro sucesso mundial — e a própria Britney reconhece isso em sua autobiografia lançada na época, prometendo aos fãs que reservaria um tempo maior para se dedicar ao terceiro álbum de inéditas, assim expondo o seu lado mais criativo nas canções.

Tracklist

Versão Simples
“Oops!..; I Did It Again” — 3:31
“Stronger” — 3:21
“Don't Go Knockin' on My Door” — 3:43
“(I Can't Get No) Satisfaction” — 4:27
“Don't Let Me Be the Last to Know” — 3:50
“What U See (Is What U Get)” — 3:36
“Lucky” — 3:36
“One Kiss from You” — 3:29
“Where Are You Now” — 4:39
“Can't Make Ypou Love Me — 3:18
“When Your Eyes Say It” — 4:06
“Dear Diary” — 2:46Bônus:
“Girl in the Mirror” — 3:36
“You Got It All” — 4:09
“Heart” — 3:01
“Walk on By” — 3:33

Bônus:
“Girl in the Mirror” — 3:36
“You Got It All” — 4:09
“Heart” — 3:01
“Walk on By” — 3:33


Divulgação:


Como não houve pausa entre o ...Baby One More Time e o Oops!... I Did It Again, Britney teve que adaptar sua agenda e suas apresentações para introduzir o novo projeto musical.

A cantora embarcou numa massiva divulgação pelos Estados Unidos através de shows que começaram pela turnê Crazy 2K — um espetáculo proveniente de seu primeiro disco, que foi renovado para receber duas canções do novo álbum: Oops!...I Did It Again e Don't Let Me Be The Last To Know.

No exterior, Britney inicialmente visitou países como França,Japão, Alemanha e Canadá para promover coletivas de imprensa e pocket shows, até que a turnê que leva o nome do seu álbum começasse pra valer.Mas foi através de aparições e performances na TV que a cantora marcou a divulgação do “Oops!”.

No Saturday Night Live, consagrado programa humorístico da NBC, Britney foi a convidada musical pela primeira vez no programa do dia 13 de maio de 2000. Ela atuou ao de lado Will Ferrell, Cheri Oteri, Jimmy Fallon, Chris Parnell, Chris Kattan, Rachel Dratch e Tracy Morgan em diversas paródias no programa, que incluem brincadeiras sobre seus seios, playback e Clube do Mickey. Ela também cantou as músicas Oops!.. I Did It Again e Don't Let Me Be The Last To Know nos intervalos dos quadros no programa.

A MTV, grande parceira de Britney desde o início de sua carreira, a convidou para diversos especiais com fãs. O MTV Britney Live reuniu os admiradores para um bate-papo com a cantora que durou cerca de duas horas, mas que também contou com performances ao vivo de várias canções. O especial aconteceu dias antes do lançamento do CD, e Britney revelou que estava um pouco nervosa, além de cansada da intensa divulgação. “Confesso que estou um pouco exausta, mas essa platéia me dá muita energia”, disse Spears. A mãe da cantora, Lynne, também participou do programa e falou um pouquinho de sua famosa filha.

O especial MTV First Listen: Britney reuniu um grupo de fãs em abril de 2000 para escutarem pela primeira vez as faixas do álbum ao lado da cantora, antes mesmo de estar nas lojas. Após um trecho de cada canção, Britney respondia perguntas feitas pelos fãs, normalmente relacionadas às faixas tocadas, revelando curiosidades sobre as mesmas.

Programas como Today Show, The Rosie O'Donnell Show, Late Night With Conan O'Brien, The Tonight Show With Jay Leno e TRL também tiveram grande importância pois abriram espaço para Britney se apresentar e/ou falar sobre o seu trabalho com o “Oops!”.

Outros especiais que ganharam destaque na divulgação do álbum somente surgiram com a turnê mundial de Britney, a Oops! Tour. Total Access, There's No Place Like Home, Live From London exibiram os principais shows da cantora em seu espetáculo.

Na estrada com a turnê, Britney aproveitou para reunir a imprensa e conceder novas entrevistas em países como a Noruega, Suécia, Dinamarca, Espanha, Suíça, Itália, Holanda, Bélgica e Inglaterra.



Em setembro de 2000, Spears fez no Video Music Awards a sua mais polêmica performance no ano. Num medley de (I Can't Get No) Satisfaction e Oops!.. I Did It Again, Britney chocou a platéia numa apresentação com direito a strip-tease e roupa de cristais estrategicamente posicionados.

Ao longo do ano, ela cantou nas premiações American Music Awards, Radio Music Awards e M6 Awards. Spears também se apresentou no Grammy Awards, mas com músicas do ...Baby One More Time.

Live and More

Lançado em VHS em novembro de 2000 e em DVD em fevereiro de 2001, Live and More! reúne os momentos mais divertidos da viagem de Britney ao Hawaii, como também o show que ela realizou na praia de Waikiki.
Neste lançamento os fãs também podem conferir os três primeiros videoclipes do álbum (Oops! ... I Did It Again, Lucky e Stronger) e sua primeira participação no programa humorístico Saturday Night Live,em quadros como Woodrow, o mendigo e Morning Latte, além das performances de Oops!… I Did It Again e Don't Let Me Be the Last to Know.


Turne Mundial
Dirigido por Jamie King, a turnê Oops! ... I Did It Again foi responsável por promover o segundo álbum de Spears em cerca de 14 países, sendo o seu primeiro grande show fora dos Estados Unidos.

Esse é o meu primeiro grande espetáculo, com meus dançarinos, minhas roupas e meu espaço. Quer dizer, eu sempre quis me apresentar para fãs ao redor do mundo e essa será a minha grande oportunidade”, disse Britney ao anunciar a jornada de shows.

Inicialmente, a cantora passaria apenas pela América do Norte e Europa, mas no começo de 2001 ela foi contratada para se apresentar no Rock in Rio III, e com isso tivemos pela primeira e única vez sua apresentação no Brasil.

O show começa com um vídeo de introdução chamado The Britney Spears Experience, onde ela mesma apresenta o espetáculo. Ao todo, Britney canta 13 canções com uma puxada rotina de dança, acompanhada de muitos efeitos especiais — ela flutua, usa elevador, interage com um enorme telão e ainda faz diversas trocas de roupa, algumas delas no próprio palco.



Desempenho
Um dos maiores sucessos da carreira de Britney, o álbum Oops!... I Did It Again estreou direto na primeira posição do Billboard 200, vendendo mais de 1,319,193 milhões de cópias somente na primeira semana nos Estados Unidos e garantindo um recorde: Spears se tornou a artista solo que mais vendeu discos em uma semana.

A procura pelo álbum era tão grande que somente no primeiro dia o álbum já computava 500 mil cópias. Ao todo, o “Oops!” permaneceu 84 semanas no chart da Billboard e até hoje vendeu mais de 10 milhões de cópias por lá. No mundo, o CD ultrapassou a marca dos 20 milhões e se tornou um sucesso como o primeiro lançamento de Britney.

Somente no ano de 2000, o segundo álbum de inéditas de Britney foi considerado o terceiro CD que mais vendeu no ano com um total de 7,893,544 cópias, segundo a Nielsen SoundScan, que faz a medição nos Estados Unidos. Em 2005, o álbum foi certificado 10 vezes disco de platina pela RIAA. No Canadá, o álbum vendeu mais de 700 mil cópias e conquistou 5 vezes o certificado de platina.


Como o “Oops!” foi lançado numa época em que ainda existiam os clubes de música como o da BMG, muito populares na década de 90, cerca de 1,21 milhões de cópias não foram computadas pela SoundScan.

Na Europa, o álbum estreou na 82º posição do chart Top 100, mas rapidamente ficou entre as primeiras posições da parada musical, vendendo mais de 4 milhões de cópias no continente, sendo certificado quatro vezes platina pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica. No Reino Unido o álbum vendeu mais de 900 mil cópias e recebeu certificado de platina três vezes, conquistando o segundo lugar como a posição mais alta no chart. O álbum também recebeu certificados de platina na França (2x) e Alemanha (3x), vendendo 600 mil e 900 mil cópias respectivamente.

Já no Brasil, a cantora vendeu mais de 100 mil cópias do CD e recebeu o disco de ouro ao visitar o país durante o festival do Rock in Rio III, em 2001.

O álbum encerrou o ano sendo nomeado em seis categorias de cinco premiações (American Music Awards, Grammy Awards, Billboard Music Awards, Juno Awards e Blockbuster Entertainment Awards), mas somente foi premiado no Billboard Music Awards como “Melhor Álbum do Ano” e “Álbum Recorde de Vendas do Ano”.


Curiosidades:

- Segundo o compositor de Dear Diary, a música é sobre uma garota apaixonada por um rapaz e que espera que ele sinta o mesmo por ela, mas originalmente a canção apresentava um final bem mais intenso e triste. “Britney gostou da música — uma balada lenta e triste sobre uma jovem garota confessando um amor secreto em seu diário. Mas teve algo que a deixou em dúvida. Ela pensou nos seus fãs jovens e não achou que o final seria justo para eles. Ocorreu uma mudança lírica no terceiro verso. Ela não escreveu realmente todas as frases, mas nós sentamos juntos e ela me disse o que ela queria dizer, enquanto eu rimava e adaptava. Sua entrada foi fundamental para a música. Ela absolutamente merece um crédito como co-escritora”, disse Jason Blume.

- No show em Hawaii, exibido no especial da FOX, Britney também se apresentou ao som de I Will Be There, mas a performance não faz parte do DVD Live and More!. As Destiny's Child fizeram a abertura do show.

- O encarte do CD traz a letra de cinco músicas: Oops! I Did It Again, Lucky, Stronger, Don't Let Me Be The Last To Know e Dear Diary. As canções correspondem exatamente aos quatro singles lançados por Spears com neste álbum e a única música que ela colaborou na composição.

- Foi no especial MTV First Listen: Britney que ela se apresentou pela primeira vez na TV com a música Oops!... I Did It Again.

- Até ser oficializado como Oops!... I Did It Again, circulou nos jornais que o álbum de Britney se chamaria Sunflower ou Platinum 2000.

- Britney foi processada pelos músicos Michael Cottrill e Lawrence Wnukowski em 2002. Eles alegaram que as músicas What U See (Is What U Get) e Can't Make You Love Me são ‘virtualmente idênticas’ a uma de suas músicas, que foi enviada para Spears em 1999 mas rejeitada por sua equipe. “Mais do que qualquer coisa, nós queremos o reconhecimento por nossa melodia”, disse Michael.

- Antes de chegar no topo da Billboard, quem ocupava o primeiro lugar era o grupo *NSYNC com o álbum No Strings Attached. Depois, quem tomou o primeiro lugar de Britney foi Eminem e seu The Marshall Mathers LP.

- O álbum também foi lançado em versão fita cassete.

- No mesmo mês em que o “Oops!” chegou às lojas, Britney lançou sua autobiografia escrita em parceria com Lynne Spears, entitulada Heart to Heart. Entre várias fotos inéditas, a cantora fala sobre sua vida, amor, fama e a busca por seu sonho.

- Meses antes do álbum ser lançado, circulou um rumor de que Britney faria um dueto com um integrante do grupo *NSYNC. O boato apontava Justin ou JC para a colaboração, enquanto o nome da suposta música era Frozen In Time.

- A principal polêmica da performance de (I Can't Get No) Satisfaction e Oops!.. I Did It Again no Video Music Awards foi a roupa de Spears. Os jornais queriam saber se o figurino era transparente ou não, e isso causou muita controvérsia pela idade de Britney na época (apenas 18 anos).

- Segundo informações, Don't Let Me Be The Last To Know seria o segundo single do álbum, não Lucky. A equipe de Britney mudou de ideia e decidiu lançá-lo como quarto single. Por outro lado, a canção When Your Eyes Say It seria a opção de Britney para quarto single do CD, mas a música acabou sendo descartada.

Fonte:XB

Britney Line

Developer

Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

Um comentário:

  1. Muito show, eu amei!

    Mas há um erro na Tracklist está escrito "Can't Make YPOU Love Me"...

    ResponderExcluir